Deslocar-se tornou-se barato, ecológico e convivial

Iniciar sessão de utilizador

O Boleia.net já conta com 11000 fãs no Facebook!
Ciclo de conferências em Biotecnologia - Março de 2014

[ESTUDO] Os números surpreendentes das deslocações casa-trabalho em Portugal

Tráfego nas grandes cidades

 

Um novo estudo sobre transportes e deslocações, realizado pela Michael Page, empresa de consultoria de recrutamento, é hoje tema de discussão e análise quando falamos de uma Europa que vive na correria do dia a dia quando encara o trajeto “casa-trabalho”.

 

Cada vez mais é importante perceber o estado de espírito que a deslocação efetuada até ao local de trabalho proporciona, isto é, para muitos pode ser uma calmaria, mas para outros, ser um momento de caráter stressante que pode prejudicar a produtividade laboral.

 

 

80% dos portugueses vão de carro para o trabalho

 

A pesquisa teve a colaboração de 12,485 inquiridos por toda a Europa e mostra valores muito interessantes e surpreendentes, sendo que ao analisarmos Portugal verificamos dados bastante significativos que valem a pena de ser referenciados.

 

Segundo a estatística 80% dos profissionais portugueses prefere deslocar-se no seu próprio veículo ao invés de transportes públicos, pois o facto de haver uma sobrelotação, problemas técnicos e greves nos meios coletivos faz com que escolham um método mais confortável, rápido e eficiente na sua deslocação diária, mesmo que isso signifique falta de pontualidade, pois 41% admite chegar atrasado ao trabalho.

 

Ter carro, nos dias de hoje, é algo essencial devido à necessidade do ser humano viver numa sociedade moderna e movimentada, pois tornamo-nos independentes e auto suficientes quando queremo-nos deslocar para algum local, no entanto é realmente dispendioso se o tivermos de fazer todos os dias no trajeto “casa»trabalho”, pois os custos aumentam significativamente, a não que se consiga partilhar boleia e custos da deslocação.

 

Dos 80 % portugueses que utiliza carro, 43% querem ou aceitariam partilhar carro (segundo um outro estudo da Cetelem), no entanto apenas 19% o fazem na realidade: chegámos à conclusão que é por falta de conhecimento sobre boas plataformas portuguesas que ajudem neste sentido, que bem estruturadas e eficientes poderiam ser uma mais valia e ajuda-lo a poupar nas contas fixas do mês.

 

 

Os efeitos do trajeto "casa - trabalho"

 

De acordo com o estudo 40% dos portugueses acordam entre as 6h e as 7h, sendo que 16% já acorda ansioso e nervoso só de pensar no percurso que tem de fazer para o trabalho, portanto percebe-se que o começo do dia provoca ansiedade e afecta claramente o estado de espírito de 24% de portugueses que afirmam que já iniciam o trabalho stressados.

 

A Europa despende, em média, cerca de 42 minutos nas deslocações “casa»trabalho”, sendo que 25% dos profissionais portugueses demora diariamente mais de 45 minutos no mesmo trajeto, números elevados que têm um impacto considerável nos níveis de fadiga, stress e ansiedade acumulados, contribuindo para um decrescimento de energia e produtividade dos colaboradores ao longo da semana.

 

 
Carpooling, uma nova forma de poupar tempo, dinheiro e melhorar a produtividade
 
A conclusão deste estudo é clara, realmente, há uma correlação direta entre o equilíbrio pessoal e profissional, porque quanto mais acessível for a deslocação “casa-trabalho”, maior é o bem estar da pessoa e mais será a produtividade do colaborador, não havendo ansiedade, frustração ou até mesmo atrasos, logo é um fator importante que contribui na captação e retenção de talento nas empresas.
 

E se pudesse aliar o conforto da deslocação de transporte privado com os custos menos dispendiosos do transporte coletivo? Várias são as pessoas que já recorrem a alternativas menos stressantes, mais económicas e ecológicas, como é o caso do carpooling, um meio de transporte baseado na partilha de carro, cada vez mais popular em Portugal e no estrangeiro.

 

Se quer reduzir o tempo que demora a chegar ao trabalho, experimente algo novo: Empresas à Boleia é um serviço da plataforma online Boleia.net, que nasceu para ajudar a poupar dinheiro nas despesas fixas do mês.

 

Somos considerados a melhor escolha de carpooling, pois as vantagens existentes para entidades e colaboradores são diversas e proficientes, sendo de relevância a facilidade e rapidez em anunciar a regular deslocação “casa-trabalho” e também o facto de ser um sistema flexível e seguro onde são os próprios utilizadores é que escolhem como pretendem usar o serviço, quando e com quem partilham o carro.

 

Só bons motivos para nos contactar e saber mais pormenores! Não perca esta boleia e comece desde já a partilhar sorrisos...

 

Fonte: http://www.michaelpage.pt/not%C3%ADcias-estudos/estudos/transport-and-commute

 

Deixar o meu comentário

O Boleia.net ajuda o meio ambiente (também), portanto não hesite...

Entrar ou Registar-se já gratuitamente!

A newsletter do Boleia.net

Siga os novos artigos de blogue

O nosso projeto no "Contas Poupança" da SIC

Também passaram a palavra


O Boleia.net na RTP

O Boleia.net no GreenSavers