Deslocar-se tornou-se barato, ecológico e convivial

Iniciar sessão de utilizador

O Boleia.net já conta com 12000 fãs no Facebook!
Ciclo de conferências em Biotecnologia - Março de 2014

28% dos portugueses partilharam carro em 2013

É este o resultado obtido através de um novo estudo do Cetelem efetuado em 8 países, segundo o qual 28% das pessoas em Portugal partilharam carros nos últimos 12 meses, o que até coloca os portugueses no primeiro lugar europeu :)

Já tinhamos publicado o ano passado aqui os resultados de outro estudo da mesma organização que informava que os portugueses já eram então os europeus que estavam mais interessados nas boleias.

Este ano, o Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2014 informa que é no nosso país onde se encontra a maior proporção de europeus que partilhou carro em 2013: os 28 %  são claramente superiores à média europeia de 20 %, com os turcos a obter a segunda posição no ranking da mobilidade eficiente com 25 %.

Os holofotes da imprensa sobre o tema ajudaram o crescimento verificado o ano passado mas sabemos que ainda há muito por fazer e a nossa equipa já está a trabalhar com organizações parceiras para levar a boleia ao "próximo nível"... (fiquem atentos ;-) )

Relembramos que Portugal está a juntar condições, seguindo as boas iniciativas já desenvolvidas pela Europa, para que prática da partilha de carro possa generalizar-se cada vez mais, nomeadamente no dia-a-dia para ir ao trabalho ou às aulas por exemplo: o projecto lançado pelo Bloco de Esquerda em finais de novembro propôs a criação de parques de estacionamento à entrada das auto-estradas : aproveitámos a ocasião para nos deslocar à Assembleia da República entrevistar a deputada Mariana Mortágua e apresentar-lhe os nossos planos.

Desde então, o projecto foi aprovado por todos os partidos políticos.

 

Boleias em Portugal

 

Por outro lado, o novo estudo da Cetelem mostra que não é só o "carpooling" (partilha de um carro em deslocações) que ganha cada vez mais adeptos: o "carsharing" (partilha de uso de um carro) também tem bons dias pela frente com 4 portugueses em cada 10 que dizem estar prontos para partilhar a utilização de um veículo durante os próximos dez anos...

Estas são excelentes noticias para o desenvolvimento de uma mobilidade cada vez mais sustentável e económica em Portugal... mas há mais para vir ;-)

 

Categoria(s): 
Deixar o meu comentário

O Boleia.net ajuda o meio ambiente (também), portanto não hesite...

Entrar ou Registar-se já gratuitamente!

A newsletter do Boleia.net

Siga os novos artigos de blogue

O nosso projeto no "Contas Poupança" da SIC

Também passaram a palavra


O Boleia.net na RTP

O Boleia.net no GreenSavers